5.5.21

aconchego ao ler Anne


Em um post passado eu mencionei que queria falar mais por aqui sobre como os livros de Anne se tornaram importantes para mim e aqui estou. Este não é um post de resenha ou algo assim, é mais um coração aberto mesmo (o que acabou de me fazer lembrar quando fiz algo parecido lá no meu antigo blog, quando assisti à série e contei como me marcou. Enfim, o ciclo se repete, hihi!)

Confesso que quando ouvi falar que a série era baseada em livros, inicialmente, eu não me interessei muito, já que foram escritos há tanto tempo atrás. Pensava que a leitura seria enfadonha ou qualquer coisa semelhante. Em algum momento a vontade despertou e posteriormente eu finalmente os adquiri. Com eles em mãos havia uma empolgação crescente e um leve receio de estar criando expectativas demais, de talvez me decepcionar e não ser como eu imaginava. Entre esse conflito, embarquei na história e pude me ver muito apegada.

Acho que o que mais gosto nestes livros é poder acompanhar uma narrativa que nem mesmo é cheia de grandes mistérios e suspenses, não são páginas que nos alimentam a curiosidade para desvendar um final, mas uma história simples, com vários acontecimentos do cotidiano dos personagens, da pequena Avonlea; com momentos engraçados, felizes, tristes, embaraçosos. Eu leio imaginando como tudo aquilo poderia ser real, pois é de fato perto da realidade, mesmo se passando em anos tão longínquos. Gosto de como é leve e aconchegante, eu facilmente gostaria de estar ali, ainda mais quando são descritas as paisagens e a natureza tão rica e envolvente. Claro que tudo é muito ressaltado pelos olhos delicados da Anne, que me ensina sobre admirar os detalhes, ser feliz com o simples, usar a imaginação com poesia. É maravilhoso imergir em páginas que me trazem esse respiro e tranquilidade, eu me apaixono de verdade!

Eu já li os três primeiros e espero logo ler o quarto, o Anne de Windy Poplars. Acho tão fascinante ter esse alcance por tantos anos da vida dos personagens! Dificilmente temos séries tão longas e que contem bem além, me deixa feliz essa possibilidade de ver as mudanças, os sonhos se concretizando, outros tão distintos surgirem. A vida é mesmo assim, mutável, imprevisível, conceitos indo e vindo e é algo bom, mesmo sendo assustador (mudanças também deixam vocês assustados?). Só me faz refletir, para variar.

Eu me encanto bastante com a ideia do campo, o natural, o desacelerar, então com certeza influencia a minha relação com os livros. Sei que para muitos pode ser mais monótono justamente pela ausência de tanta ação, mas não foi o meu caso. Estas coisas me cativam muito e me trazem este conforto. 

Meu coração se aquece com a leitura de Anne e espero que prossiga assim até o último livro. Posso imaginar quanta coisa diferente me aguarda sobre a vida de todos eles! Me imagino lendo e relendo tantas vezes e acredito que irão sempre me acompanhar. Agora ocupam um espaço enorme entre meus favoritos e não consigo os ver longe disso.

Bem, eu amo falar de Anne e refletir sobre, e acabo soando um pouco repetitiva, pra dizer o mínimo! Espero que tenham gostado de ler parte da minha experiência, e não deixem de comentar caso já tenham lido, assistido à série, ou apenas tenham pensado sobre. Eu vou amar saber, não tenham dúvidas disso.

Há alguns meses compartilhei um trecho do segundo livro por aqui, gostaria de deixar a recomendação para quem não viu. Tanto carinho por ele!

Abraços,
Any.

P.S.: se alguém quiser me convidar para ir à "Ilha do Príncipe Eduardo" eu aceito na mesma hora, obrigada.

14 comentários:

  1. Any, eu também li os 3 primeiros da série e amo a Anne... aprendo com ela e me inspiro também! Olha, lembro que conheci a história quando vi sendo indicada num blog cuja postagem já completou década, haha! Mas a autora falou TÃO bem que me interessei, se não me engano na época só tinha sido lançado o primeiro livro no Brasil e a série ainda não tinha explodido. Mas nossa, que bom que veio a série pra muita gente se interessar pela história. <3

    p.s: também quero ir a Ilha do Príncipe Edward. E seria legal encontrar um "Gilbert" também kkkkkkkkkk

    Bjuss, até mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu adoraria ter conhecido a história antes e aprendido tanta coisa há tempos, mas talvez eu não tivesse gostado tanto quanto agora se eu pensar no meu gosto literário de anos atrás. Enfim, acredito que tenha sido no momento certo, afinal.
      Achei incrível como você conheceu e o tempo que faz! hihi
      Fico feliz pela série ter me apresentado a Anne, foi muito bom mesmo ♡

      Ai, Liz! Eu não reclamaria nem um pouquinho de encontrar um Gilbert, somos duas na expectativa kkkkkk

      Bjos, até :)

      Excluir
  2. Eu assisti a série e amei a Anne e a forma que ela vê o mundo como algo tão belo. Eu ainda quero ler os livros. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito como ela olha ao seu redor é tão delicado e inspirador!
      Espero que possa ler o quanto antes e que goste também. É uma leitura encantadora!
      Obrigada pelo comentário, Aline ♡
      Abraços.

      Excluir
  3. Eu não tive vontade de assistir Anne, sei lá porque, só não deu vontade...
    Mas é muito legal ver você falando com tanto amor e empolgação sobre a história e os livros. Adorei ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Val, mas isso acontece mesmo, às vezes a gente só não se interessa, sem motivos tão definidos. Eu acabei assistindo quando minha prima me recomendou e disse que eu iria gostar, nem sei se eu teria me animado a assistir se não fosse por isso. Ela acertou em cheio e eu saí ganhando uma história que me marcou tanto!
      O meu amor e empolgação são mesmo enormes, obrigada por ter citado isto, hihi ♡
      Abraços.

      Excluir
  4. Ah, que delícia de leitura e de experiência. Tão bom quando uma leitura leva a gente para lugares belos, que acabam se tornando parte de nós... Não entrei ainda no universo da Anne, mas tenho certeza que é um lugar doce e que vale muito a pena. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é algo incrível? ♡
      Anne se tornou parte de mim mesmo, e traz muito conforto ao meu coração.
      Se algum dia se aventurar nesse universo eu desejo que possa ser algo muito marcante para você também, Camila ♡
      Abraços.

      Excluir
  5. Eu acompanhei a série e tenho aquela edição em ingles do primeiro livro (com a capa azul, acho que você deve saber qual é hehe), mas ainda não tenho coragem de pegar um livro em inglês que não esteja no Kindle (que tem o apoio do dicionário).
    Resumindo, ainda não li, mas com certeza, vai ser uma leitura bem quentinho no coração. Um dia pego pra ler <3
    Livros que trazem essa sensação de conforto pra mim é Harry Potter e também as Brumas de Avalon.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dai!
      Acho que sei sim qual é, essa edição é muito bonita! Também sou uma pessoa sem coragem para pegar um livro físico em inglês, te entendo super. Espero que o quanto antes você consiga romper esse bloqueio e se aventure nas leituras em inglês! (e mais no universo da Anne) Se você gostou da série, as chances de ser uma leitura bem quentinho no coração são enormes (é bem assim comigo).
      Gostei muito de saber os livros que te trouxeram aconchego, obrigada por dividir por aqui ♡
      Bjoos ♡

      Excluir
  6. Nunca li os livros, apenas vi o primeiro episódio da série. Porém, você me deixou curiosa para ler. Temáticas que abordam o desacelerar da vida moderna me cativa, justamente porque eu estou tentando aprender a viver mais simples e calma, porque essa "ação" toda de hoje em dia se reflete em forma de ansiedade para mim. Acho muito importante tratarmos de assuntos assim, como o excesso de tecnologias e "produtividade" tem nos feito viver de forma quase robótica. Sempre em busca de mais e mais, esquecemos o principal: respirar, viver o momento, um segundo de cada vez. Obrigada por esse incentivo, tenho certeza que vou gostar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz que você se interessou, Clara! Acho que vai ser sim uma ótima leitura para você também. Justamente essa minha busca pelo simples e calmo, como você, que me faz gostar ainda mais de livros como os de Anne. Na minha visão e costume tão acelerados de antes eu provavelmente não teria gostado de um livro mais tranquilo assim, mas hoje é algo que me encanta.
      É exatamente como você disse, a gente vive nessa sociedade desenfreada e que nunca se cansa de querer cada vez mais, e quando passei a mudar o meu pensamento sobre isso eu pude me ver menos ansiosa, e como nos faz bem!
      Que incrível que foi um bom incentivo e realmente espero que seja uma experiência muito boa ♡
      Obrigada pelo comentário tão relevante! Abraços.

      Excluir
  7. Oi Any!

    Eu ainda não li os livros, mas eu me apaixonei pela série. E também gostei exatamente pelo que você comentou. Por ser uma história real, possível. Por não ser nada extraordinário, cheio de drama e/ou efeitos especiais. Eu adoro esse tipo de história que faz a gente se inspirar no cotidiano.

    E adorei que você não fez uma resenha comum de livro e sim o que você sentiu e os motivos pelos quais você apreciou a leitura.

    Boa semana pra você ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!
      Exato! A realidade na história é algo que me encantou demais, e sinto isso ainda mais presente nos livros, ainda mais que se estendem por tantos anos. É mesmo inspirador.
      Espero que leia os livros em algum momento e seja uma leitura muito aconchegante para você!

      Aaa, muito obrigada! Essa é a melhor maneira para que eu consiga falar de algum livro, pois todas as vezes que tento uma resenha comum eu me embaraço todinha, nunca sei como explicar a história, o que devo dizer ou não, enfim, esse jeito de falar como me senti é como acabo conseguindo me expressar, hehe

      Ótima semana para você também, abraços :)

      Excluir