19.5.21

fazer parte é muito maior do que parece


Este post é mais um lembrete para mim mesma do que qualquer outra coisa. Às vezes pensamos algo que faz tanto sentido, mas quase vai se perdendo se não relembrarmos mais vezes, seja apenas para nós, seja dividindo com outras pessoas. Aqui eu desenvolvo uma reflexão e ainda aprendo com vocês, que sempre me ensinam tanto nos comentários. 

Há algumas semana atrás eu estava assistindo uma live e eu me dei conta de uma coisa que não foi exatamente dita por lá, mas me levou a entender isto. Sabe, a gente vê tanta coisa acontecendo no mundo, tantos problemas e situações em que gostaríamos de ter poder para erradicá-las, porém nos sentimos tão pequenos e incapazes de fazer grandes feitos que isso nos paralisa e constantemente acabamos por desistir. Existe uma necessidade tão grande por mudanças que nos sentimos impotentes para fazer a diferença. Mas, será que nossa pequena contribuição em algo, independente se recursos ou voluntariado, é mesmo tão pequena? Se não podemos ajudar com muito, não vale a pena nem o pouco?

Eu percebi que se existe uma causa, um projeto, uma campanha, algo que acreditamos e admiramos, a gente deveria ser parte simplesmente porque ser parte é o que faz toda a diferença na nossa vida! Se você consegue apoiar com aquilo que pode, você terá orgulho de olhar e dizer "eu faço parte disso, eu faço parte de algo tão relevante". Talvez o que mais importe seja exatamente abraçar algo, vestir a camisa e sentir aquele conforto no coração por ser um pedaço daquilo, por estar em sua história. 

Racionalmente falando, nossa ajuda a menos pode não fazer mesmo uma falta significativa. Mas imaginar o menor que for somado a outros, e a outros, ele vai ser alguma coisa, e mais do que ser alguma coisa, ele será o meu pensamento de que faço parte, o meu propósito de que consigo apoiar e ajudar de alguma maneira. 

Não, nós não somos tão impotentes. Podemos fazer a nossa parte, e a nossa parte é tudo que realmente conseguimos fazer. Uma única pessoa ajudada é uma pessoa a menos precisando de ajuda, e imagina o impacto que podemos ter na vida de alguém quando algo de que tanto necessita pode ser concedido por nós? Uma pessoa é uma vida, e toda vida é preciosa. E isso pode se manifestar de diversas formas, seja alimento, trabalho voluntário em várias áreas, recursos, um ombro amigo, uma palavra, um abraço, enfim, vai muito além e o que não faltam são formas de expressar ajuda.

Acho que isso é tudo que eu tinha para dizer no momento. Se você tiver que sair deste post com uma mensagem que seja a percepção de que podemos participar de projetos relevantes dos quais nos orgulhamos, pois não somos impotentes e fazer parte é muito maior do que parece. 

Que este seja meu lembrete também ☆

Abraços,
Any.

14 comentários:

  1. Olá, Any! Como sempre, seus textos são muito motivadores. Para ser sincera, eu me sinto muito dessa forma em relação à causas ambientais. Fico completamente desesperada quando penso no futuro do mundo caso nós não mudarmos nossas atitudes. Porém, mesmo assim, me sinto impotente, nem sempre tenho os recursos necessários e acho que as coisas que posso fazer não vai ajudar muito. Porém, minhas pequenas atitudes unidas com pequenas atitudes de outras pessoas geram grandes atitudes. Obrigada por esse texto tão esclarecedor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como te entendo! A gente sente tanto por algo, quer tanto que as coisas sejam diferentes, que parece muito pouco fazer a nossa parte, mas não devemos desistir de tentar e de fazer o que podemos para ajudar. Nossas pequenas contribuições vão se unindo às outras, além de que ao mudar nossas atitudes vamos inspirando outros ao nosso redor também, e a influência só aumenta.
      Não deixe de fazer a sua parte; mesmo quando parecer grande demais para resolver ao menos é a sua consciência sabendo que você faz parte de algo relevante.
      Obrigada pelas palavras sempre, Clara! Abraços ♡

      Excluir
  2. Que lindo isso!
    Eu muitas vezes já pensei que o que eu faço não faz diferença sabe? Que por ser algo pequeno não importa e acabo muitas vezes não dando valor as coisas que eu fiz. O que é errado né? É igual você disse, "uma única pessoa ajudada é uma pessoa a menos precisando de ajuda" e isso vale pra tanta coisa né....
    Acho que esse lembrete é pra mim também. Aliás, obrigada!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Val! A gente acaba sempre pensando assim, mas que este seja um lembrete maior na nossa mente, pois faz toda a diferença fazer a nossa parte.
      E sim, vale para muitas coisas. Se aplica a vários assuntos.
      Que bom que foi um lembrete para você também; é para todos nós, afinal!
      Obrigada por comentar, abraços ♡

      Excluir
  3. Cada pessoa fazendo um pouquinho se torna um montão!
    Tenho olhado vários trabalhos voluntários que posso fazer durante a pandemia, e outros quando isso tudo acabar também.
    É importante ajudar, tanto em trabalhos com o meio ambiente quanto com as pessoas em estados vulneráveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bruna!
      Faz muita diferença tanto para os projetos, quanto para quem é voluntário. Ajudar faz um bem pra nós.
      Que incrível! Espero que você se dedique aos trabalhos e seja uma experiência super rica na sua vida ♡

      Obrigada pelo comentário. Abraços ♡

      Excluir
  4. Que bonito isso Any! Às vezes a gente acha que não pode fazer nenhuma diferença na vida das pessoas ou nas causas que acreditamos; que somos pequenos demais para mudar algo. Mas também acredito nisso, que a gente pode SIM fazer parte de algo maior. Vale a pena demais. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa, obrigada Camila! ♡
      Pensamos muito dessa forma, por isso é importante mudarmos essa visão e reconhecermos que nossas atitudes fazem a diferença. Com toda certeza vale a pena mesmo!
      Abraços ♡

      Excluir
  5. Obrigada amiga pelo comentário lá no blog ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uau! Adorei o texto, tão inspirador. E de algum modo hoje precisava de ler isto mesmo.

    Já estou a seguir o blog, que adorei. Parabéns!

    Convido-te também a visitar o meu cantinho e a seguir, se gostares claro.
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    Bom fim-de-semana,
    Vanessa Casais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Vanessa, seu comentário me deixou muito feliz! Que bom que foi uma mensagem inspiradora para você, isso me motiva demais.
      Obrigada, obrigada, obrigada ♡ Será um prazer visitar teu cantinho, com certeza o farei.

      Boa semana pra ti, abraços ♡

      Excluir
  7. Olá, Any!

    Esse lembrete (acho que é muito mais que lembrete) é pra você e para toda a gente. Se cada um de nós der um sorriso, por exemplo, a quem está passando por nós ou um oi, o dia dessa pessoa e o nosso fica bem maior e mais feliz.

    Não sou muito de bla bla bla, mas gosto de atuar e ver obra feita, porque nós somos irmãos, TODOS.

    Adorei ler teu texto. Me enriqueceu. Obrigada!

    Se você me quiser visitar, terei imenso prazer em sua vista. É dando que se recebe.

    Beijos e bom domingo. Em Portugal está sol e isso para mim já é uma dádiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, oi :)
      Exatamente, cada gesto tem uma importância gigante, tanto para nós quanto para os outros. Somos irmãos, afinal, e todos merecem nosso cuidado.
      Muito obrigada pelas palavras, feliz demais que gostou!
      Com certeza te visitarei, será um prazer!
      Bjoos ♡

      Excluir