10.11.23

Sincronicidade


Sexta-feira passada ou no domingo, não me lembro exatamente, eu estava lendo no livro O Caminho do Artista a Semana 3, e foi onde a autora escreveu sobre Sincronicidade. Em um trecho ela disse:

"acionamos o princípio que Carl Jung chamou de sincronicidade, que pode ser definido livremente como ocorrências fortuitas de eventos interconectados. Nos anos 1960, nós chamávamos isso de coincidências felizes. Seja como for, assim que você iniciar sua recuperação criativa, é possível que se surpreenda ao esbarrar com esses acasos fortuitos por toda parte." 

Um pouco adiante ela continua:

"Gostamos de fingir que é difícil seguir os nossos sonhos. A verdade é que o mais difícil é evitar atravessar a soleira das muitas portas que irão se abrir. Coloque seu sonho de lado e ele voltará pra você. Disponha-se a segui-lo novamente e mais uma porta misteriosa irá se abrir."

"Dê um pequeno passo na direção de um sonho e observe as portas que se abrem em sincronia. Afinal, só acreditamos vendo. E, se você vê os resultados de suas experimentações, nem precisa acreditar em mim."  

Ler esse livro tem sido uma experiência incrível. Eu tenho aprendido muito, refletido a cada linha e buscado descontruir várias barreiras ao meu redor. Não por coincidência, essa semana foi a primeira das minhas férias do meu emprego CLT. Eu já comentei antes que tenho vontade de deixar esse meu trabalho, que tenho outros objetivos e sonhos ligados à arte. E eu decidi que nesse mês em casa retomaria com as manualidades, que recomeçaria meu perfil no instagram. E lá fui eu de volta ao crochê, algo que tanto me preenche e alegra. E na segunda, que foi quando reiniciei essa caminhada, também começou a Semana Gratuita que a Andressa, do @amoraamorinha, promoveu. Eu acompanho o trabalho dela há um tempo e admiro demais o que ela faz, o crochê tunisiano é uma técnica muito gostosa de praticar, e a Andressa ensina de um jeito tão calmo, tão doce, que sempre que tenho a oportunidade assisto algo dela. Ontem, quinta, rolou a aula de encerramento, a abertura do novo curso dela e também o sorteio de uma vaga no curso. Enquanto acompanhava a aula, em um momento aleatório eu acabei me distraindo nos meus recorrentes pensamentos de "será que vou precisar voltar para o meu emprego mês que vem, sendo isso o que eu não quero? Se a arte não for o que tenho que focar agora? Se não der certo?", e então, do nada, eu pensei "nossa, se eu ganhasse essa vaga no curso sentiria tanto que é um sinal de Deus de que devo seguir meus planos, que Ele tá do meu lado nessa, que é Sua vontade também essas minhas ideias". 
E então, no fim da live, eu fui a sorteada. 
Na hora eu fiquei tão surpresa, tão emocionada, meu coração ficou tão quentinho quando o sorteio foi rolar, eu senti tão forte que seria eu. Meu marido veio do quarto dizendo que sentiu tanto que eu ia ganhar, e foi tão maluco, porque eu nem tinha dito pra ele esses meus pensamentos de um tempo antes. Eu só mencionei que estava concorrendo e, em silêncio, ele teve muita segurança de que seria eu.

Foi uma das coisas mais bonitas que já me aconteceram. Eu me senti tão abraçada por Deus, tão acolhida nos meus planos. Tão certa de que não preciso abandoná-los (e que nem devo). 
Foi uma sincronicidade tão bela. Eu entendi o que a Julia Cameron escreveu em toda a seção sobre isso no capítulo e concordei com cada vírgula do que disse. As coisas acontecem quando a gente caminha em direção a elas. Portas se abrem quando a gente se dispõe a bater, a sair do lugar, a agir. E o que é nosso se encaminha de nos encontrar. 

Ter retomado com o ateliê foi ótimo. Crochetar, assistir às aulas, ter pegado férias. Estou muito animada para começar o curso, para aprender as peças, os pontos. Quero seguir meus sonhos, descansar na certeza do cuidado de Deus e ter coragem de dar passos arriscados.
Mas passos esses que me levarão a construir um caminho muito poético <3

Seria um prazer ter o apoio de vocês lá no perfil, é o @aflorandoatelie no Instagram. Depois quero voltar aqui pra contar um pouco mais sobre a loja. Mas se você gosta de livros, poesia, aconchego, arte, vai gostar do que há porvir.

Obrigada por ler e abraços,
Any.

9 comentários:

  1. Any, que incrível ♥
    Fico feliz demais que você tenha ganhado essa vaga. Desejo muitoo sucesso e sem dúvidas "as coisas acontecem quando a gente caminha em direção a elas"
    Compartilhe mais com a gente sobre o curso e tudo mais! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Val! Muito obrigada pelo carinho!
      Não vejo a hora de iniciar o curso e aprender mais de algo que tanto gosto. Pode deixar que vou compartilhar mais sobre aqui sim, obrigada pela sugestão!
      Um abraço apertado pra você ♥

      Excluir
  2. Que perfeito você ter sido a sorteada, Any! Devemos sempre seguir os nossos sonhos porque, como diria a minha irmã, "sem sonhar a gente não aguenta". Já estou acompanhando o teu perfil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Vanessa! Se a gente abandona nossos sonhos, abandonamos a nós mesmos. Muito obrigada pelo apoio, fico muito feliz por isso, muito mesmo :)

      Excluir
  3. Menina, você fala de sincronicidade e joga o trecho de um livro que eu comecei a ler ontem!!! Que que isso?! haha

    Puxa Any que demais! Fico muito feliz por você. Eu também acredito que é um sinal, só basta a gente abraçar como verdade. Te desejo sucesso e que você consiga realizar seus projetos pra poder ser independente. Muita luz e força pra você ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carambaaaaa!! Vê se a gente não fica totalmente surpresa e com o coração preenchido de bons sentimentos com algo assim!!
      É algo mágico, fico feliz pela sincronicidade. Que a leitura esteja sendo muito enriquecedora por aí!

      E agradeço tanto, tanto mesmo pelas palavras e carinho. Muito obrigada, foi um abraço pra mim ♥

      Excluir
  4. Que lindo!! Fico muito feliz que tenha sido sorteada e nada é por acaso.
    Ainda nao li esse livro, mas você despertou o meu interesse pela leitura
    Anotei aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, estou quase finalizando a leitura e foi um dos melhores livros que já li, sem dúvidas. Quanto aprendizado tem me trazido, se tornou um favorito. Espero que possa lê-lo no futuro e que seja uma experiência muito boa pra ti também!
      Agradeço pelas palavras, muito obrigada pelo comentário ♥ Me fez feliz :)

      Excluir
  5. Oi Any!
    Obrigada pelo comentário lá no blog ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir