15.2.21

racionalidade em colapso


eu estava agora no pinterest entre fotos soltas de para todos os garotos que já amei, ao som de beginning middle end, e pensando a ironia que é gostar dessa trilogia de filmes (ainda não li os livros) enquanto já me recusei a sequer considerar assistir o primeiro porque achava esse título muito bobo. é tão engraçado ver a maneira como gostos mudam. há alguns anos atrás eu pensava que todos os meus favoritos seriam eternos. e, surpresa! (ou não) quase todos eles não ocupam mais essa lista abstrata.

desde semana passada eu ando um tanto nostálgica com essa coisa toda de gostos. estive relendo os dois primeiros livros de garota online e foi como me ver aos 13 anos de novo. foi engraçado tentar olhar para as duas experiências e ver como as coisas mudam. lembro de como a história era fantástica naquela época e, bem, não é igual hoje. não que tenha sido ruim, mas é diferente. e, simultaneamente, foi tão gostoso de relembrar como essa história era uma inspiração para mim estando lá no comecinho do meu primeiro blog! é uma boa memória, um bom marco para revisitar ao reler os livros. 

somando a esse acontecimento eu acabei indo ao passado novamente quando encontrei um cd perdido por aqui e, ao escutar o conteúdo, me vi em meio a músicas que eu já gostei muito antes (também acabei percebendo o quanto minha mente é capaz de guardar letras mesmo estando há tantos anos adormecidas por aqui). depois reli escritos de quando tinha 14 anos; fiquei reflexiva sobre finalizar o ensino médio; trouxe de volta ao pensamentos momentos e lembranças e toda essa melancolia. 

predominou um constante "uau, que maluquice é o tempo!"

e de novo dei risada quando me vi tão interessada e envolvida em uma série sobre organização de casa e tentando entender como é que eu tinha chegado nisso ("ordem na casa - com Marie Kondo", estou falando de você). é tão aleatório me ver assistindo algo assim sendo impensável eu de fato gostar se fosse há, não sei, um ano atrás ou apenas alguns meses. minha racionalidade fica em colapso com tanta reflexão sobre passado e presente; antes, agora, foi e é. e pensar que tudo pode virar de cabeça para baixo e mudar mais uma vez, dez vezes e mais mil. eu vejo as diferenças naquilo que gosto e sei que vai continuar sendo sempre assim. preferências vão ir e vir e vou continuar achando graça ao comparar essas fases e situações. 

eu nem sabia o que queria passar quando comecei esse post. termino com a mesma sensação, percebendo que foi algo totalmente espontâneo e pouco planejado. me digam vocês se qualquer dessas coisas fez sentido! porém, mesmo não tendo feito, gosto de poder ter dividido esses fragmentos por aqui ☆

abraços,
Any.
foto não autoral.

10 comentários:

  1. Oi Any! Também sou assim em relação à filmes (e acho que livros, música e afins). Olho desconfiada e deixo pra lá. Quando eu finalmente me rendo, fico pensando por que eu não dei uma chance antes? rs

    Nostalgia é um sentimento tão interessante. Acho parecido com melancolia, que é uma "tristeza bonita". Por um lado a gente quer ficar naquele sentimento, porque é gostosinho, mas por outro a gente quer seguir em frente e criar algo que celebre essas lembranças.

    Nossa eu acho que viajei agora. Desculpe a filosofada acima haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! isso acontece muito, mas depois acabo ficando feliz por ter dado a chance no fim das contas, mas sempre com um "poderia ter sido antes" no pensamento, hihi.

      eu achei que fez total sentido o que você disse! é uma mistura confusa de tristeza & alegria, seguir & permanecer. eu nunca tinha pensado como nostalgia e melancolia podem ser parecidas, mas agora consigo ver como de fato são!

      eu agradeço DEMAIS por ter dividido a sua "viagem", hihi. achei fantástica essa troca de reflexões ☆
      abraços, Cláudia!

      Excluir
  2. É doido mesmo isso de passado, presente e futuro...
    Eu sou bem constante, não mudo muito de gostos, por exemplo, ouço as mesmas bandas desde que eu tinha 14 anos, mas claro que hoje em dia eu conheço e acompanho muitooo mais bandas... Mas é uma sensação engraçada quando sei lá assistimos um filme que era nosso favorito a anos e hoje nem tanto.
    Gostei da sua reflexão, gosto de textos assim :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é maluco mesmo!
      e é bem interessante ver como pessoas são individuais e diferentes. enquanto meu gosto acaba sofrendo várias mudanças ao longo do tempo e seu já foi constante. é bem legal ver essas particularidades!
      e esses favoritos que vão perdendo o espaço que ocupavam na nossa vida mostram que nos marcaram, vai ter sempre um carinho especial envolvido, mas nós mudamos e que tá tudo bem.

      obrigada por ter dividido comigo a tua experiência ☆
      muitoo feliz que gostou do texto :)
      tava sentindo falta de postar algo assim e foi maravilhoso que tenha feito algum sentido, hihi.
      abraços!

      Excluir
  3. O tempo e tudo aquilo que ela faz com a gente é inexplicável. Eu, particularmente, sou uma "metamorfose ambulante", mudo muitas vezes (as vezes bem rápido), e eu não acho nem um pouco ruim. Eu acho lindo poder conversar com as pessoas sem levar a minha opinião como a verdade universal (justamente porque sei que posso mudar de ideia se me conversarem comigo numa boa). Acho que isso é porque eu gosto de aprender, gosto de ler, estudar sobre tudo a minha volta, gosto de me questionar para chegar a alguma conclusão. Estou em constante aprendizado e isso faz parte da vida. Mudar faz bem. A vida se resume em aprender e ensinar. Eu só acho importante termos certeza da nossa opinião, para não criarmos as famosas "opiniões baseadas no achismo". Enfim, fiquei nostálgica ao ler seu escrito, me identifiquei bastante. Ainda guardo meus poemas e poesias que criei desde os 7 anos e eles me trazem uma sensação gostosa e um aperto no peito ao mesmo tempo.
    Espero que você esteja bem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah, Clara! como gostei de ler teu comentário e, uau, que profundo!
      é maravilhoso poder observar essas mudanças, ainda que em alguns momentos eu fique assim, em colapso! é muito legal saber como é a tua relação com tudo isso. é incrível poder aprender com a experiência dos outros sim e ter essa abertura para as opiniões. concordo com o que disse. e sim, é muito importante termos base para as nossas convicções, algo que infelizmente tem faltado demais nos últimos tempos com tanto achismo.
      feliz que gostou do texto e imagino como deve ser nostálgico reler seus escritos da infância! é uma mistura fantástica de emoções nesses momentos.

      e estou bem sim! muito, muito, muito obrigada por ter dito isso ♡
      espero o mesmo sobre você.
      grata demais pelo teu comentário, sério ♡
      abraços ♡

      Excluir
  4. Any, sei como é. Ultimamente tenho me reconectado com a Lizandra de anos atrás e sim, é uma mistura de sensações. Acho tão bom! Esses dias eu vi alguém dizendo como era importante a gente ter esses momentos com o nosso "eu" do passado. É uma experiência muito boa e que merece ser assim, sem julgamentos 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo como um encontro com a antiga "eu", fez muito sentido isso!
      é incrível que você tem tido uma boa experiência, é algo fantástico essa reconexão ♡

      obrigada por comentar, Liz :)

      Excluir
  5. Obrigada pelo comentário lá blog Any ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir