10.1.21

poesia, eu & alguns livros por citar


seria repetitivo dizer que eu amo poesia? acho que essa é uma observação óbvia quando apenas se lê o nome do blog! mas cá estou, para reafirmar esse fato. 

poesia é a minha arte favorita. eu particularmente a vejo como algo além do que é escrito ou criado. é mais como uma forma de se olhar o mundo com delicadeza e enxergar o belo nos detalhes. é muito mais sobre essa simplicidade que cativa, uma escolha por se ver diferente e sorrir por se ter tal preciosidade por perto. talvez eu deva me corrigir e dizer que ela está em qualquer criação artística, e não seja uma em específico. afinal, poesia não é sinônimo de poema, e se estende além do que é feito de versos e estrofes. se tentamos expressar algo que sentimos, vemos e percebemos, esse é rodeado dessa poesia que foi sentida, vista e aderida. ela é presente e se estende.

por gostar tanto, penso que foram poucos os livros que li do gênero. os físicos ocupam uma parte relativamente pequena da minha coleção, mas estão por aqui. porém costumo ler bastante pelo wattpad, versos são o que predominam quando leio por lá. lê-los me causa uma inspiração incrível.

queria recomendar alguns livros e optei por citar três nacionais dos que moram do lado de cá. 


o primeiro é uma leitura recente, de alguns dias atrás, a primeira do ano. foi um acerto e tanto iniciar 2021 com tamanho aconchego. "a espiral de netuno" traz poemas reflexivos, profundos, que tratam de dor, tristeza, ansiedade, problemas. isso na parte "o adulto" do livro, do qual, por várias vezes, me vi admirada e declarando como aquilo era bom. em "a criança" nos deparamos com poemas visuais, leves e divertidos. é deveras criativa essa seção da obra. e por fim temos "o futuro", que se tornou a minha favorita. fala sobre esperança, motivação, valor da vida. uma visão de mudanças e dias positivos por vir. o livro não está mais disponível físico, mas você encontra em formato digital pela amazon.

em seguida cito "o livro dos ressignificados". se você não conhece, talvez, ao menos, já se esbarrou com algum dos ressignificados por aí. é um daqueles livros que começam na internet e se tornam algo mais. aqui, João se utiliza de palavras comuns e atribui as definições que teu olhar poético descreve. é sobre tudo, desde alegria até melancolia. um encontro de pessoa e escrita. eu me apaixonei pela forma com que o autor se expressa. às vezes usa conceitos e vocábulos até simples, mas que se tornam grande coisa quando vindos de sentimentos reais e sensíveis. foi um presente perfeito, tanto o exemplar quanto a leitura ♡

tudo começou quando eu estava na amazon e um título me chamou muito a atenção: eu tenho sérios poemas mentais. eu achei maravilhoso o nome e já adicionei na lista para adquirir um dia. e quando de fato o fiz, me encantei completamente. Pedro toca fundo com tuas palavras, nos leva a rever nossas emoções, sentimentos. me identifiquei com vários e me inspirei em vários. como o próprio poeta diz, é como uma dança entre nosso pensamento e os dele, e essa é uma relação profunda. no meu antigo blog eu separei alguns dos poemas mentais e os uni em um post (você pode ler clicando aqui), e, relendo agora, percebo como ele escreveu coisas que senti tanto que eram para mim. essa conexão será sempre um encanto!

espero que você se encontre com a poesia em alguma das recomendações. lembre-se que sempre vou gostar de saber sua experiência, conte-me a qualquer momento que for. se quiser conhecer agora, pode procurar pelo instagram deles (@akapoeta @salomaopedro @literakatz), ou outras redes. o Pedro tá lá no youtube também, com poesia recitada em vídeo. enfim, tem sempre um pedacinho espalhado.

─ e se exagerei em alguma coisa nas palavras acima, perdoa-me, é culpa do meu coração poeta ─
abraços,
Any.

8 comentários:

  1. livros de poesia nunca saem de perto por aqui <3 a poesia do encontro é sempre capaz de ir nos salvando todos os dias. gostei das suas indicações.

    um leve 2021, any! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, lary!
      a poesia é um porto seguro.
      feliz que gostou :)
      leve 2021 pra você também. muito contente por te ver aqui ♡

      abraços!

      Excluir
  2. Para mim a poesia é bastante singular. Poucas palavras combinadas em pequenas estrofes fazem meu coração palpitar. Sempre sofri com as palavras escritas, não ditas. Acho que dizê-las faz com quem percam a profundidade, pra mim perde a graça. Enquanto as palavras permanecem apenas escritas, temos uma infinidade de sentimentos e simpatias por elas. Quando elas são ditas, na maioria das vezes acabo me arrependendo. Nunca acho que sei dizê-las do jeito correto. Obrigada pelo post, poesias tocam meu coração. Seus livros estão na minha lista, tenho certeza que se você se comoveu por eles, me comoverei também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teu comentário encheu meu coração de alegria e estou sorrindo de uma maneira!
      obrigada por compartilhar tua visão, e digo que concordo. eu também temo nunca saber dizer as coisas da forma certa, ainda mais com toda a timidez que me acompanha. escrever é a melhor maneira para que eu consiga me expressar e sou tão grata pelas palavras registradas dessa forma. acho que sempre preciso de mais tempo para processar tudo e a escrita proporciona isso.
      fico MUITO feliz que se interessou pelos livros e por tudo o que você disse! espero que eles também te toquem de um jeito belo e profundo.

      grata por cada detalhe, clara ♡
      abraços!

      Excluir
  3. Você sempre escreve de forma tão bonita e carinhosa, acho tão lindo ♥
    Adorei as dicas dos livros, esse "o livro dos ressignificados" eu já conhecia, e é interessante isso de começar no instagram, na internet e realmente virar livro.
    Ah, estou seguindo o blog :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaa ♡
      muito obrigada por esse comentário lindo! me deixa realmente muito feliz, de verdade.
      e sim, é muito legal ver que projetos que se iniciaram na internet foram longe e se tornaram algo tão bom e sonhado.

      muito, muito, muito obrigada ♡
      é incrível te ver por aqui.
      abraços!

      Excluir
  4. Amo poesias, tenho usado elas para aprender inglês e tem me ajudado bastante.
    Amei as dicas.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!
      sim, essa é uma ótima forma de aprender mesmo! é uma dica muito boa, apesar de que eu não costumo seguir. li pouquíssimas poesias em inglês, que eu me lembre, mas vou considerar para que eu possar fazê-lo depois (obrigada por isso!).

      feliz que gostou das recomendações. fico muito contente pelo comentário :)
      abraços, renata ♡

      Excluir