11.11.20

Sustentabilidade + indicações de sites e canais


Um assunto que eu gosto muito é sustentabilidade. Parando para pensar agora, eu não consigo me lembrar como foi que comecei a me interessar por isso, ou qual foi o ponto que me fez querer mudar hábitos e etc. Mas faz um tempo considerável em que passei a consumir conteúdo relacionado ao consumo consciente, ao nosso impacto no meio ambiente, a refletir sobre minhas atitudes. 

O que mais me ajuda a me manter progredindo no caminho para uma vida mais sustentável é não deixar de assistir, ler, ouvir sobre. Todas as vezes que me mantenho afastada por muito tempo desses assuntos, eu começo a regredir um pouco. Então, percebo que estar conectada, com certa frequência, me auxilia demais. 

Faz tempo que eu queria muito trazer tópicos relacionados à sustentabilidade aqui no blog, mas confesso que sempre ficava receosa. Percebo que a culpa disso é o perfeccionismo, porque eu (ainda) não consigo colocar em prática tudo que sei, todas as alternativas que já vi por aí, todos os hábitos sustentáveis que deveria. Esse "não ser a pessoa mais sustentável" faz com que me sinta muito pequena para abordar esse tema que é tão grandioso e sério. Acabava deixando sempre para depois por me sentir "incompleta".

PORÉM, hoje vim quebrar esse gelo e começar a falar, afinal. De início quero mesmo é encorajá-los a entrarem nesse universo ou darem um novo passo nessa jornada. Eu entendi que não preciso estar perfeita para incentivar outros a começarem e que, no fim das contas, nunca estarei 100%, pois esse é um processo que nunca acaba, sempre há novas coisas a serem adaptadas. 

Quero recomendar alguns canais no Youtube e sites/blogs que acompanho e gosto muito, para que possam saber mais e conhecerem coisas novas, informações, dicas, se animarem a incorporar novas atitudes. 


Uma vida sem lixo é um blog muito rico em informações! A Cristal começou esse espaço quando iniciou no movimento Lixo Zero e desde 2014 vem compartilhando muita coisa que ela aprendeu, receitas, dicas, entre várias outras questões que vale muito a pena conhecer. É maravilhoso tirar um tempo e viajar pelos tantos posts que existem por lá, ir anotando aquilo que gostaria de fazer, adaptar, incorporar na rotina. De tempos em tempos acabo lendo postagens antigas e descobrindo como fazer algo novo. É incrível! Também indico que se inscrevam na Newsletter, para receber por e-mail alguns textos exclusivos que agregam bastante. 

O Verdes Marias é um site que conheci recentemente, mas já tem sido maravilhoso para mim. Nesses poucos posts que li por lá já consegui começar algumas novas mudanças, tenho gostado bastante, não pude deixar de recomendar. O site é de três irmãs que focam em compartilhar pequenas mudanças que todos nós podemos fazer no cotidiano, que elas chamam de Microrrevoluções. Tem muito conteúdo bom mesmo, não deixem de visitar. 

CANAIS NO YOUTUBE
Sobre canais quero indicar dois que acompanho sempre e que tratam sobre. O primeiro é o da CRISTAL MUNIZ, do já citado blog Uma vida sem lixo. Ela também grava vídeos no tema e podemos acompanhar por lá. Essa é uma extensão da dica anterior. 

O segundo é o da ANA CELESTINO, onde ela trata sobre sustentabilidade, minimalismo, consumo consciente. A Ana é um amor, gosto demais do seu jeito calmo e tranquilo, seus vídeos são uma inspiração enorme para mim. Ela compartilha muito do seu aprendizado e sua busca por uma vida mais leve e me encanta acompanhar sua jornada. Aprendo muito com ela também. 

Uma dica extra, de um canal que não tem como foco, mas que também aborda o assunto é o FEMINGOS. A Fê é muito ligada à sustentabilidade e mesmo não sendo um canal sobre isso, há sim vídeos que falam do tema. Você pode procurar por lá que com certeza vai encontrar e poder agregar bastante na sua vida.

Esses são os sites e canais que recomendarei por hoje. Eu assisto e leio muita coisa solta também, de outros criadores que não acompanho de fato, mas quis ser mais objetiva e citar o que mais costumo consumir. Para acessar, é só clicar nos nomes que vocês serão direcionados aos respectivos links. Espero que gostem e aprendam muito. 

Não deixem de comentar caso tenham alguma recomendação ou se já acompanham alguma das que citei. Vou adorar conversar sobre!

Abraços,
Any.

Nenhum comentário:

Postar um comentário